VIAJAR É PRECISO

VIAJAR É PRECISO

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio pra desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores ou doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver."

Translate

18 de outubro de 2010

Dicas de viagem



Sempre me perguntam sobre o valor que se gasta com viagens. A minha resposta é sempre a mesma, não tem valor! Até tem, claro, mas se você se programar com antecedência e não deixar pra resolver as coisas na última hora, dá pra viajar de forma mais barata.
Por isso penso que viajar não tem valor, não há nada no mundo que pague as sensações e o sentimento de se estar em lugares novos. Aquela sensação de ver as fotos num livro, e finalmente você pára em frente àquele lugar e vê o quanto ali é mais bonito do que no livro.
Bom, minha dica é tentar sempre comprar as passagens de trem, avião e até mesmo ônibus com antecedência, pela internet mesmo. O mesmo vale para os hotéis, com antecedências o preço muitas vezes diminui bastante. 
Por isso, selecionei uma lista de sites que uso sempre que planejo uma viagem. Alguns deles eu mesma descobri, outros meus amigos me passaram. 

 


HOTÉIS

   Começando pelos hotéis, há várias opções, seja viajando sozinho, acompanhado ou em grupo. Os albergues são bem mais baratos pra quem viaja em grupos, já que se pode alugar um quarto grande para várias pessoas. Se você viaja sozinho, fica mais barato arrumar acomodação nos albergues, a única coisa que você tem que se perguntar é se aceita ou está aberto a dividir o quarto com outras pessoas. A maioria dos albergues tem quartos separados por sexo, e se você tiver sorte, poderá conhecer pessoas bacanas que dividirão o quarto com você (e quem sabe elas nem ronquem!) Aconteceu comigo em 2006, quando estive em Berlim pela primeira vez. Como eu estava viajando sozinha, fiquei em um albergue e dividi o quarto com uma chinesa de Hong Kong, a Tina. Tina é um doce de pessoa! Conversamos a noite toda, ela me ensinou a escrever várias coisas em chinês (que sinceramente não lembro mais!) e me contou vários fatos engraçados sobre as mulheres japonesas (as gueixas). 
   Entretanto, se você estiver viajando acompanhado (casal) não acho tão legal ficar em albergue,alugue um quarto privativo, mas algumas vezes sai o mesmo preço que de um Hotel simples. Há opções como os hotéis low cost (Formule1, Etap), ou os hotéis bed&breakfast, que oferecem quartos mais simples, às vezes com banheiros coletivos, às vezes não. O ideal é fazer uma busca na internet, e pra isso recomendo o site www.booking.com. Lá você consegue ver no mapa da cidade onde fica o hotel, pode ver algumas fotos e a opinião das pessoas a respeito do lugar. Particularmente não gosto do site Decolar.com, pois já tentei reservar voos com eles, mas eles mostram um preço e no final aparece um preço maior, que é a comissão. Minha dica é olhar o preçco no booking e depois dar uma passadinha no site do Hotel pra conhecer mais um pouco e ver se o preço é o mesmo.


PASSAGENS AÉREAS

   Com relação às passagens aéreas, a Europa, principalmente, tem várias companhias low cost com vários trajetos, a única diferença é que utilizam-se de aeroportos um pouco mais longe das cidades, a maioria cidades menores. Porém, há sempre uma maneira de sair de lá de ônibus. Em Bruxelas, por exemplo, o aeroporto usado pelas companhias low cost fica em Charleroi, por volta de 1:15 hs de viagem até Bruxelas. Você paga em torno de 10 euros, valor pequeno se comparar a diferença do preço das passagens low cost e das passagens de companhias tradicionais. Quando fui pra Dublin, a passagem que comprei pela Ryanair custou 0,01 centavo de euro. O que realmente tive que pagar foram as taxas do aeroporto, que na época custaram entre 20 e 30 euros. Além disso, o ideal é planejar a viagem levando em conta os roteiros oferecidos por essas companhias. Ah, só para informação, essas companhias não servem lanches durante o vôo. Há um cardápio, mas tudo é pago. Entretanto, a maior parte das viagens é curta, nem dá pra sentir fome! O mais engraçado foi viajar pela Ryanair pra Oslo... eles vendem raspadinhas no vôo!

Para fazer buscas de companhias aéreas low cost, sugiro o site www.flylowcostairlines.org e o o site www.kayak.com, onde você pode programar um alerta sobre uma passagem e toda vez que ela mudar de valor, mandam um email te informando. Minha amiga Aline me sugeriu também o site http://www.skyscanner.com.br

A maior parte das minhas viagens usei tickets da Ryanair, Wizz e Easyjet. Mas a lista é grande: AirBerlim, Vuelling, Brussels Airlines, GermanWings, Icelandair, Norwegian air, Bue1, Pacific Blue, etc...


Algumas observações sobre os aeroportos utilizados pelas companhias aéreas low cost:
 



PASSAGENS DE TREM

   Para passagens de trem, cada país tem sua companhia. Por exemplo:
http://www.raileurope.com ou comprar os passes de trem em http://www.eurail.com. 



PASSAGENS DE ÔNIBUS

   Por último, há a opção de viajar de ônibus. Não faça cara feia, os ônibus são muito bons e as viagens são até engraçadas. Dá pra imaginar um motorista dirigindo um ônibus e lendo jornal ao mesmo tempo? Aconteceu conosco de Paris para Bruxelas. Os motoristas de ônibus de lá são figuras engraçadas, e a porta entre o motorista e o passageiro não fica fechada. Eles vêm escutando rádio, todos juntos, os motoristas dão bronca em quem come dentro do ônibus, cantam as músicas da rádio e até até fazem comentários sobre as notícias. Tudo isso com  a participação do público, quer dizer, dos passageiros. Pelo menos na França e na Bélgica foi assim, não sei se em outros lugares também há esse costume. Mas a parte boa são os preços! Da ultima vez pagamos 10 euros numa viagem de Paris a Bruxelas. As passagens podem ser compradas pela internet em http://www.eurolines.com/

Quer mais dicas de viagem? Mande um e-mail pra gente te ajudar! 

Bon voyage!

Um comentário:

  1. lindo blog, adoro viajar, agora vou te seguir sempre!bjs e sejas muito feliz
    kaka

    ResponderExcluir

Quer deixar um comentário? Manda aí que responderemos em breve!