VIAJAR É PRECISO

VIAJAR É PRECISO

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio pra desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores ou doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver."

Translate

6 de fevereiro de 2012

Mochilão em Tromsø!




Se buscarmos Tromsø no Google Maps, dá até medo, pois é quase o fim do mundo!! Mas Tromso não parece em nada com o fim do mundo (pelo menos na ideia que eu tenho de fim do mundo!). Aceitamos o desafio de buscar as Luzes do Norte, ou como chamamos por aqui, a Aurora Boreal.
Fomos parar em Tromsø, Noruega. Parece tarefa simples, mas não é. Basta lembrar que em Florianópolis estamos a 27° de latitude Sul e 40 de longitude oeste, Tromso está a 70° Latitude Norte e 19º de longitude leste. Isso significa 10.924 Km de distância. Acima do círculo polar Ártico, em pleno inverno, os preparativos devem ser mais do que as rotinas normais de uma viagem. Deve-se atentar para as extremas condições climáticas da região. 

É uma cidade movimentada, universitária, cheia de atrações, e turistas! Essa época, a mais fria do ano, está lotada, pois a maioria das pessoas corre pra ver a Aurora Boreal, ou Northern Lights. E foi com esse objetivo que fomos até lá. Claro que a ideia de subir ate a latitude 70 nos empolgava, mas a Aurora Boreal é por si só o melhor argumento a uma viagem a Tromsø. 
Tromso fica a 1:30 de Oslo, e  a Norwegian Arlines faz esse trajeto. Apenas um detalhe, ela faz conexão em Bodø, então não se empolgue achando que já está em Tromsø. As informações são em norueguês e é muito fácil se enganar e achar que já chegou (experiência própria). Além disso, no cartão de embarque e na comrpa da passagem não fala em nenhuma conexão. 

Tromsø é chamada a Paris da região polar. Exageros à parte, é uma cidade muito legal, naquele estilo cartão postal ou casinhas de brincar, lindo! A cidade é rodeada por montanhas cobertas por neve (inverno). E no inverno ela tem, sim, alta temporada, que é justamente quando as pessoas viajam para ver a Aurora Boreal. 
Bem, sobre a Aurora Boreal, nao tente fazer essa aventura sozinho. Procure uma agência da cidade que leva grupos, há varias, e com todos os tipos de passeios, desde andar com trenó de renas, cachorros, snowmobil, ate simplesmente ir caminhando até um local deserto (cerca de 1 Km) pra esperar a Aurora Boreal. Esse último foi o que escolhemos. Fizemos a reserva e pagamos com antecedência o passeio,  saímos de Tromsø com o ônibus do passeio por volta de 5 horas da tarde e fomos até uma região longe, cerca de uma hora e meia viajando. Lá fomos recepcionados com as roupas para neve e fomos caminhando at um local longinquo, onde havia uma tenda no estilo SAMI (os povos do norte da Escandinavia) com fogo e muitas histórias pra contar em volta da fogueira. O guia era muito divertido, e até chegar o melhor horário da Aurora (segundo ele, por volta das 21 hs) ficamos lá conversando, cantando e batendo papo. Na cidade, ao meio dia, a temperatura girava em torno dos 15 graus negativos, durante a noite a temperatura caía facilmente a 25 graus negativos. Finalmente as 21 saímos da tenda, com um frio de - 40º C!  As roupas de neve são as únicas que suportam essa temperatura, e não pode faltar luvas quentes (não aquelas de tricô que usamos por aqui) meias quentes, balatrava e um gorro (touca) muito bem fechada também. A roupa de neve tem capuz, mas o melhor mesmo e proteger bem as orelhas e a cabeça, pois qualquer descuido a gente começa a a não sentir algumas partes do corpo e aí é realmente perigoso. 
Quando finalmente a Aurora apresentou-se pra gente, foi uma alegria! Não queríamos voltar pra dentro da tenda, nem mesmo quando eles nos chamaram pra jantar (por sinal, uma sopa deliciosa, e quentinha). Simplesmente não dá vontade de parar de fotografar! Falando nisso, leve um tripé e peça a ajuda para o guia para ajustar a câmera no mehor modo (ISO e tempo de exposição da câmera). Mas o tripé é fundamental. Algumas excursões tem alguns pra emprestar, a nossa tinha. 
Usar o temporizador é uma boa ideia, mesmo quando você nao quiser aparecer na foto, pois ele evita qualquer movimento brusco na câmera no momento de clicar no botão. 

Bem, sobre que tipos de roupas levar, com essas condições climáticas é preciso se preparar bem. Não adianta levar nossas roupas de frio, porque lá só pesariam no corpo e de nada adiantariam. Antes de mais nada, é importante ter uma roupa de baixo térmica, camisa comprida e calça, daí ter uma  camiseta de malha confortável, um blusão ou jaqueta de fleece – Térmica – e por cima um bom casaco com exterior impermeável. Nas pernas, uma calça térmica e uma calça jeans resolveram bem para nós, mas é bom levar outra calça térmica. Uma dica importante é que é bom que a jaqueta térmica tenha gola alta, que cubra bem o pescoço. Também é legal comprar uma touca, tapa orelhas e luvas lá mesmo, pois é difícil achar esses equipamentos compatíveis. Compramos nosso material na loja Tromso Sweater Shop na Rua Langesgate, 18. Luvas e um protetor de ouvido custaram 115 NOK. Como Tromso é uma pequena cidade, é bem fácil se locomover até essa loja. Claro que você deve levar luvas e touca mesmo assim, para as horas iniciais do seu passeio, pois nessas temperaturas, em menos de cinco minutos você começa a congelar. Melhor uma luva não apropriada, do que sem luva alguma!

Hotel- Em Tromsø, essa época do ano os Hotéis estão relativamente lotados, por isso é bom reservar com antecedência.
Ficamos no AMI Hotel, bem na região central e perto de tudo que precisávamos. O valor da diária não era tão alto quanto os outros, e na cidade a qualidade dos hotéis é boa, mesmo os de baixo custo.
A alimentação não é muito acessível ($$$), por isso acabamos comprando comida pronta e comida pra cozinhar no supermercado e fizemos no Hotel. Lá há uma cozinha coletiva muito bem estruturada, e é uma ótima forma de fazer amizade com outros hóspedes.

Agência que fizemos o passeio da Aurora Boreal- não tem jeito, ver a Aurora Boreal sem marcar um passeio em uma agência especializada é quase uma loucura. Primeiro, por causa das roupas que são necessárias pra aguentar um frio de -40 C. Esse tipo de roupa é térmica e apropriada para essas temperaturas. Depois, porque o local é realmente longe da cidade, viajamos quase 2 horas de ônibus por uma estradinha congelada e minúscula. E lá chegando, ainda fomos a pé para dentro da montanha, longe de qualquer luz e de qualquer sinal de urbanização. As agências são preparadas e o passeio dura, em média, 5 horas. Posso dizer que, com antecedência, o passeio não foi tão caro. Custou 90 euros por pessoa, e não precisamos nos preocupar com nada. A certa altura da noite eles ainda servem uma deliciosa sopa, porque o frio no local realmente dá muita fome! Para encontrar a agência, vá ao site http://www.lyngsfjord.com/ ou no facebok: Lyngsfjord Adventure. As reservas são feitas e pagas pelo site.

6 comentários:

  1. Oi que agencia vc fechou?estou querendo ir pra la agora em jan..obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Danielle, obrigada por acessar o blog! A agência que fizemos o passeio para ver a Aurora chama-se Lyngsfjord. Marcamos e pagamos atrvés do site deles: http://www.lyngsfjord.com/
    Podes encontrá-los também no facebook: Lyngsfjord Adventure.
    Ótima viagem!

    ResponderExcluir
  3. Oii! Quanto vcs gastaram mais ou menos com tudo? Agora estou em Milao e gostaria de ir em fevereiro de 2014. Largo qualquer cidade dessa Europa pra ver a Aurora :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria (minha chará!), obrigada por nos visitar! O custo depende muito da hospedagem e do tipo de passeio que voc~e quer fazer. No nosso caso, o passeio para ir caminhando até o local de observação (cerca de 1 km), custou 100 euros por pessoa. Ficamos em um hotel (estilo albergue) que custou por volta de 120 euros, mas como éramos 3 pessoas no quarto, custou 40 euros por pessoa. A alimentação é um pouco cara, até porque era inverno e dá muita fome, mas nada que uma visita ao supermercado não resolva! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Valéria !!! Como está ? Vc teria alguma informação de transfer do aeroporto para centro da cidade ?? Ônibus... quanto custa ? Obrigado ! Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo! Como chegamos de dia, chegamos e pegamos um ônibus, em um ponto bem perto do aeroporto. Acho que na época custava 3 ou 4 coroas norueguesas, no máximo. Falamos com o motorista ficamos no centro da cidade. Foi muito tranquilo pois o aeroporto é relativamente pequeno. Qualquer duvida, volte a escrever! Abraço!

      Excluir

Quer deixar um comentário? Manda aí que responderemos em breve!