VIAJAR É PRECISO

VIAJAR É PRECISO

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio pra desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores ou doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver."

Translate

6 de novembro de 2010

"Não me basta sonhar ser pássaro e acordar assobiando misérias"

A essência da alma é o que nos guia pela vida toda. Ao longo dos anos, conhecemos muitas pessoas, muitos lugares, e vamos adquirindo traços variados, que nos fazem pessoas dinâmicas e adaptáveis, nos tornam pessoas do mundo, conhecedores de coisas diferentes e cheios de sonhos. 
Mas em alguns momentos é preciso voltar à essência original, ao que nos formou, ao que nos fez ser o que somos hoje. Características próprias, às vezes escondidas. Personalidades, gostos e lembranças. 
Hoje relembrei um pedacinho da minha infância. De vez em quando alguns flashes aparecem e recordo de detalhes de quando era criança, porém hoje com outra percepção. Lembrei da música que gostava de escutar em casa, à tarde, depois de voltar do colégio. Eu tinha um disco (sim, um disco!) do Dante Ramon Ledesma. Dante é um cantor argentino, gaúcho, porque a cultura gaúcha não está só no RS, embora sofra pequenas mudanças de um lugar pro outro. É a cultura da Argentina, do Uruguay, do Paraguay e do Brasil. E essa mistura me encantava nas músicas do Dante. Com sotaque argentino, a música gaúcha, tradicionalista, é entendida por quem tem essa cultura no coração. E mesmo tendo ido embora do RS, mesmo estando fora a mais de 10 anos, ainda tenho um sentimento muito forte quando penso na minha essência. Essa essência que fica adormecida em alguns momentos, mas que nunca se apagará. Essa essência que se emociona quando escuta um trecho de música que diz "patrão velho, muito obrigado... por este céu azul, por esta terra tão linda, pelo Rio Grande do Sul". E lembrei também de uma coisa engraçada. Tinha ido com meus pais numa janta no CTG, com show do Dante Ramon. Como tinha o disco, levei comigo e depois do show pedi um autógrafo. Ele escreveu pra mim a seguinte frase: "Para uma criança da rua, Dante". .... ....   anos se passaram e sempre que lembro, me pergunto o que ele pensou quando assinou o disco com aquela frase. Hoje, escutando o DVD dos 20 anos de carreira, gravado em Santa Maria, ele falou das crianças da rua, que acredita que um dia elas não mais existirão. E eu pensei: "e eu????" Serei sempre uma criança da rua, fã de Dante e buscando minha essência. 
OK, você deve estar se perguntando, o que este post tem a ver com o título, já que a música citada é de César Passarinho? 
Tem tudo a ver, sim. Pois é através da nossa essência que buscamos alcançar voos mais altos. É através dos nossos sonhos e do que conseguimos seguir adiante, lutar. E a música de César Passarinho diz que, mesmo se sonharmos em sermos pássaros, temos que lutar para não ficarmos só nos sonhos. Porque sonhar é bom, mas realizar é melhor ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um comentário? Manda aí que responderemos em breve!