VIAJAR É PRECISO

VIAJAR É PRECISO

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio pra desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores ou doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver."

Translate

9 de setembro de 2014

Mochilão Lago Titicaca!




O Lago Titicaca banha o Perú e a Bolívia. Decidimos visitar uma cidade no Peru (Puno) e duas na Bolívia (Copacabana e Isla del Sol). 


Copacabana é uma cidade boliviana que fica na na divisa entre a Bolivia e o Peru. Saímos de Cusco, de ônibus, em direção à Copacabana. Compramos a passagem na rodoviária, e o ônibus era muito bom, um dos melhores que já andamos. Saímos de Cusco às 10 da noite e chegaríamos em Copacabana de manhã cedo, mas nesse meio tempo houve algumas mudanças... a empresa de ônibus era muito confortável, só não nos informou um pequeno detalhe: o ônibus, na verdade, ía até La Paz, e não Copacabana. Como eles não tinham muitas pessoas até Copacabana, decidiram que nos deixariam na beira da estrada há cerca de 3 Km da fronteira. Tivemos que descer de manhã cedo no meio da estrada e pegar uma Van que nos deixaria em Copacabana. Um descampado, numa estrada sem ninguém, só nós e a Van. Entramos na Van e uma senhora muito simpática (com um dente de ouro...) nos disse que tínhamos que esperar até a Van encher para sairmos pois iria esperar outro ônibus chegar... mas que se pagássemos mais 10 soles cada um, a Van sairia naquele momento. Eu questionei se eles iriam deixar as pessoas na estrada, esperando, ela se calou e viu que não tínhamos caído na conversa.. uns minutos depois saímos. Mas não nos deixaram em Copacabana e sim na fronteira com a Bolivia, há 2 Km de Copacabana. Fizemos a fronteira a pé, perdidos e sem saber o que fazer. Do outro lado, tivemos que pagar mais alguns bolivianos para chegarmos até Copacabana, com outra Van que fazia o trecho. Conversando com um policial da fronteira, ele disse que não devíamos ter descido e sim ter chamado a polícia... mas não tínhamos celular e não tivemos escolha. 
Enfim, Copacabana... a cidade que deu nome à famosa praia carioca é uma pequena cidade na beira do Titicaca. A orla é muito bonita, com alguns restaurantes e barzinhos. Neste momento, ligue o filtro BOLIVIA, pois a orla é, na verdade, uma rua de terra com bares na frente.. mas a paisagem ajuda a tornar tudo mais bonito. Há muitos turistas e algumas opções de alimentação. A melhor que encontramos foi o restaurante do Hotel Estelar. O prato típico do Titicaca é a truta, peixe de água doce e gelada, de altitude, de sabor sem igual. Há muitas opções, como a truta com alho, ao limão, defumada, apimentada... E o melhor, muito barato, em torno de 15 reais o prato super bem servido! 
Não vá no bar que fica logo ao lado, Flor de mi tierra, com um terraço cheio de cadeiras, grama, enfeites... é bonito, mas os caras vão te roubar em tudo! 
A avenida 6 de agosto é bem movimentada e vale o passeio. No fim da tarde, fomos ver o pôr do sol na subida que vai até o cemitério. Não chega até lá, na verdade tem um platô que serve para assistir, prepare-se pois a subida é intensa.  Mas o melhor da cidade são os barcos que fazem o passeio pelo Titicaca até a Isla del Sol, a segunda cidade boliviana que visitamos. 
 


A Isla del Sol é uma ilha no meio do Titicaca. A tradição inca atribuía à esta ilha o surgimento da sua Civilização. Há muitas lendas e muitas histórias que cercam o lugar e dão a ele um ar místico. O que de fato há é uma belíssima ilha de rochas ocre no meio de um lago de cor azul celeste. A ilha basicamente é dividida em Porto Sul e Porto Norte. No sul, ficam as pousadas e restaurantes. No norte, ficam os pontos turísticos incas, como o Portal do Sol. Há pousadas caseiras no norte também, o que pode ser uma boa opção. 
Nos hospedamos no sul, em uma pousada que ficava no topo da ilha. A caminhada até lá foi de uma hora, mas valeu a pena pelo visual do lugar e o preço, bem mais barato que os hotéis que ficam no pé da montanha. Recomendo a hospedagem, Hostal del Sol. É simples, mas foi barato. As melhores opções de jantar também ficam no topo da montanha, recomendo o restaurante Inti Jalanta, com preços bons e boas opções de trutas e omeletes, além do Pisco Sour boliviano. 
A ilha é um passeio para se caminhar e apreciar a paisagem, não há grandes atrações e também não há lojas ou supermercados. Para ir ao norte da ilha, pode se pegar o barco que vem de Copacabana ou encarar a trilha pelo alto da montanha, são duas horas de caminhada. 




Puno fica no lago Titicaca, do lado peruano. É uma cidade bem maior do que as outras duas, tem uma praça central muito bonita, boa estrutura hoteleira e passeios de barco para visitar as ilhas flutuantes. No dia da visita havia uma festa da padroeira da cidade com uma fogueira e muitas danças. O ponto alto do passeio é a visita às Ilhas flutuantes de Uros, Taquile e Amantaní, que leva o dia todo. 

Ilha de Uros: a visita à ilha é bem agradável e pode-se fazer um passeio de barco feito de totora, uma palha local, parecida com o nosso Junco. A ilha toda é feita de totora. O barco que vai até as ilhas é lento.
 


Depois da visita à Uros, fomos à ILha de Taquile, um maciço rochoso no meio do lago e com uma comunidade bem organizada e muito interessante. Fotos lindas e um almoço muito agradável. 
 


O retorno à Cusco é uma outra viagem, e achamos uma boa opção reservar um ônibus turístico da Wonder Peru. Esse passeio turístico pode ser comprado em qualquer agência, achamos uma na rodoviária. O passeio leva 10 horas e visita o Museu lítico de Pucara, o complexo arqueológico de Kalassaya, Raqchi (fantástico!), A igreja de Andahuaylillas, fora a belíssima vista do altiplano com o nevado Apu Chimboya.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um comentário? Manda aí que responderemos em breve!