VIAJAR É PRECISO

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio pra desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores ou doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver."

Translate

3 de março de 2010

Mochilão por Oslo!

Oslo é uma cidade linda, movimentada (mesmo no inverno) e cheia de
novidades! Para os padrões europeus, uma cidade um pouco mais cara.
Lá visitamos nossa amiga Selma, revimos o Leozinho (filhinho dela, fofo, fala noruegues misturado com portugues), o Per e vimos Oslo do alto. Uma imensa rampa de salto, famosa na região, foi construída e entregue a alguns dias. "O sujeito tem que ser louco para saltar naquilo!". Deve ser muito bonito de ver, o local é uma arena gigantesca.
Ah, apenas como observação, Oslo tem latitude 59!! Foi o lugar mais ao norte que já estivemos!
No alto da montanha, no limite da floresta (é um privilegio uma metrópole ter uma floresta gigantesca a 10km do centro) havia um mirante e dava para ver toda a cidade com seu fiorde e seu glacial gigantesco, que se estende até o horizonte... tudo incrivelmente branco... descemos uma pequena colina para adentrar na floresta (ideia do Love...) e alguns metros depois atolamos na neve, que chegou ate o joelho, e tivemos que voltar... Pobres sem esqui atolados na neve, foi bem engracado e não parávamos de rir. Depois aprendemos como se tira a neve das pernas e dos pés como um bom norueguês... eh meio ridiculo, mas funciona. Vários pulinhos no ar e batidinhos nos pés... pena não ter vídeo!
Almoçamos em um espetacular restaurante com vista panoramica para o fiorde. Ah! comemos Salmão noruegues para a alegria da Val. E bacalhau aqui tem cabeça! Descemos a montanha e fomos para o centro de Oslo... Vimos a marina completamente congelada com os barcos presos pelo gelo, e visitamos a extraordinaria Opera da cidade (Oslo Opera), inaugurada no ano passado e que já virou cartão postal. O predio é uma gigantesca rampa que vai do mar ate o teto e internamente é espetacular... toda em madeira e concreto, seu projeto fantástico! Segundo o escritório Sohetta, autor do projeto, “trata-se de um monumento social, uma experiência holística, em que a memória do objeto inclui a jornada, tanto quanto o destino”.
Finalizamos o passeio na praça do congresso, onde as pessoas patinavam em plena noite. eh bom ver essa cidade, eh muito bonita e muito organizada.
Não deixe de passar em frente ao prédio do prêmio Nobel e prefeitura da cidade.
O sol, mesmo ao meio dia, está sempre baixo. Ele nunca está no alto, devido à latitude. Imagine aquele sol das 5 horas, amarelado, durante o dia todo. Com certeza com o tempo as pessoas se acostumam, e pra falar a verdade,, pra eles não importa muito, porque os raios de sol são um luxo em algumas épocas do ano.  Anoitece quase perto das 6 da tarde, mas dezembro e janeiro anoitece as 4.
Essa foi a última cidade que visitamos nessa viagem. Fechar com chave de ouro foi a idéia, e acho que conseguimos. Oslo é um lugar lindo, com pessoas educadas, alegres e solícitas. Limpa, com arquitetura contemporânea muito bela (ao contrário do que li em vários sites), dinâmica e interessante. espero poder voltar pra cá logo!

Algumas palavrinhas que aprendi nessa viagem:

Oi- Hei
Bom dia- God morgen
Obrigado- Takk
Trem- toget
Rua- gate
Hospital- Sykehus
Liquidação- salde (francês), sleva (tcheco), salg (norueguês).
Obrigado- thanks (inglês), merci (francês), dicry (tcheco), tak (norueguês)
Por favor- please (ingles), s'il vous plait (frances), prosim (tcheco), vennligst (norueguês)
Outra dica são as companhias aéreas low cost, com ótimos destinos e alguns você paga apenas as taxas dos aeroportos. Para consultar, vá em www.flylowcostairlines.org. Dependendo da origem, a Ryanair é uma ótima opção até Oslo.