A Revista Galileu publicou uma matéria muito legal sobre como se comportar nas cidades de New York, Paris e Londres sem parecer um turista. Segundo a revista, são dicas para evitar que viajantes incautos caiam em armadilhas durante suas férias.
Selecionei algumas dicas simples, mas que ajudam muito na hora de começar uma viagem.
- Compartilhe seu roteiro: envie um e-mail para seus familiares ou amigos com as informações sobre o itinerário (hotéis, vôos, números de confirmação, etc). Se a bagagem for extraviada, todas as informações estarão disponíveis pela internet na lan house mais próxima.
- Se a viagem planejada exige várias moedas diferentes (libra, euro, francos suíços...) use porta moedas de tecido para cada uma delas. Quando sair pra passear, leve com você apenas aquele com a moeda que precisa, os outros deixe no cofre do hotel ou dentro da sua mala, trancada. Assim você evita ficar remexendo o dinheiro dentro de lojas e não mistura moedas.
- Caso use cartão de crédito, fique ligado se no comprovante de comprovante foi impresso todo o número do seu cartão de crédito. Em alguns países isso é normal, em outros a impressão é de apenas os 4 últimos dígitos. Se você perder um comprovante com o número completo, já viu, né?
- Quando for arrumar suas malas pra deixar um hotel, afaste a roupa da cama e use um lençol branco de baixo. Daí todos os itens colocados sobre a cama ficam bem visíveis e você não corre o risco de esquecer nada!
- Na Itália, você vai perceber que os italianos sempre tomam o cappuccino em pé, no balcão, com a xícara nas mãos. Sabe por quê? Porque o custo desse café servido no balcão é um, enquanto o mesmo café servido na mesa daria pra comprar dois cafés.
- Ainda na Itália: se você for visitar o Coliseu e a fila estiver gigante, vá à bilheteria do Museu Palatino, a uns 5 minutos dali. O ingresso pro Palatino também serve para o Coliseu, e você ainda conhece uma das partes mais interessantes do Fórum Romano!
- Em Praga, lembre sempre que as sinagogas fecham amis cedo às sextas feiras e não abrem aos sábados. Se você quiser visitar o Memorial do holocausto judeu, programe-se pra chegar na cidade em dias diferentes.
- Não deixe o melhor programa da viagem pra fazer no último dia! Se algum imprevisto acontecer, você vai ficar muito frustrado!
- Balcões de turismo em aeroportos contém a maioria das informações necessárias para um mochileiro. Busque informações, mapas, e aproveite algumas dicas que os atendentes oferecem.
-Sempre viajo com duas câmeras. A minha melhorzinha, que tiro a maioria das fotos, e outra bem simples, para o caso de pedir a um estranho que tire uma foto nossa. Por mais que confie nas outras pessoas, não me sinto confortável em entregar minha câmera a alguém que não conheço!
-Na frança, se precisar de informações e não souber francês, prefira perguntar à pessoas jovens. Os mais velhos às vezes se recusam a responder em inglês. Já os mais jovens, que hoje já tem o inglês no curriculum, não tem tantos problemas com isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer deixar um comentário? Manda aí que responderemos em breve!